Os presentes pesquisadores têm como objetivo relatar a experiência com a observação na escola de atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Arte/Música durante as aulas da disciplina Arte. A metodologia adotada foi a observação aplicada ao contexto da formação de professores na graduação baseada em Morato e Gonçalvez (2006). Os resultados destacam o acolhimento dos bolsistas na escola, a percepção dos bolsistas a respeito da infraestrutura, bem como postura, metodologias e habilidade para resolução de problemas por parte da professora observada e a visualização na prática de recepção da aprendizagem pelos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia de observação evidenciou sua importância durante as atividades desempenhadas pelos bolsistas, mostrando a realidade vivida na sala de aula e ainda como os mesmos poderão atuar futuramente no exercício da docência. Mediante a aplicação dessa metodologia, constatou-se que a adaptação da prática pedagógica ao contexto social, no caso de identidade e diversidades culturais, permite mais aproximação e melhor entendimento do conteúdo por parte dos alunos.