O presente trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada por uma licencianda em Matemática, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado em uma turma do primeiro ano do ensino médio do ensino público estadual de Curitiba, o Colégio Estadual Conselheiro Carrão. A situação de ensino foi elaborada a partir do planejamento e a realização de uma sequência de atividades pedagógicas, bem como a utilização do jogo Detetive Matemático envolvendo a Educação Financeira. Os resultados apresentados foram coletados por meio das atividades desenvolvidas, anotações e observações realizadas durante a execução das mesmas. Ao presenciar o comportamento dos alunos, pudemos concluir que a aplicação das atividades ocasionou efeito positivo, já que ocorreu o envolvimento e o interesse dos estudantes na maioria das etapas do trabalho. Considerando também que os jogos quando usados de forma pedagógica, podem promover a aprendizagem de modo que os estudantes desenvolvam o senso crítico ao explorar os conceitos de maneira experimental.