Este trabalho faz uma ressalva do período pandêmico que abalou a educação brasileira, tendo impactado os resultados das avaliações externas do ensino básico. Nessa realidade, vislumbra-se a necessidade de [re]pensar o ensino e aprendizagem da Matemática, no sentido de buscar por estratégias e metodologias que possam contribuir para a conquista de uma aprendizagem com significados aos alunos e que possibilite melhorias nos indicadores da qualidade da educação brasileira. Tendo por objetivo identificar as possibilidades da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem na recuperação de defasagens de aprendizagem na educação básica, o autor, residente no Programa Residência Pedagógica, RP, debruçou-se em um estudo bibliográfico sobre a referida estratégia. Com a utilização de publicações como instrumentos de análise e coleta de dados, foi possível identificar que a Modelagem Matemática apresenta-se como uma estratégia de ensino que pode contribuir para uma prática docente que promove a abordagem de objetos matemáticos a partir de dados reais e, com isso, potencializa a atuação do aluno como protagonista no processo educativo estratégia de ensino que possibilita o protagonismo do aluno e a superação de defasagens nas aprendizagens de alunos em diferentes níveis da educação básica.