O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados exitosos na formação de professores de um projeto interdisciplinar intitulado “Mostra Pedagógica de Ciências" envolvendo toda comunidade acadêmica, mas principalmente os discentes participantes do Programa Residência Pedagógica da Unidade UEMG- Leopoldina, além dos professores de estágio, a professora Orientadora do PRP da unidade e a professora do componente curricular Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, juntamente com as experiências compartilhadas na escola básica. A metodologia utilizada na “Mostra Pedagógica de Ciências” se apresenta como um importante recurso para promover a formação de professores através do desenvolvimento de pesquisa, vivências e reflexões do fazer docente, ancorada na visão do conhecimento como um todo global em que as partes se interdependem e interagem entre si, bem como é um forte incentivador de atividades autônomas de pesquisa. (PAVÂO e LIMA, 2019) Os resultados da Mostra Pedagógica de Ciências foram muito exitosos, pois os acadêmicos puderam construir novas metodologias, abordagens e materiais didáticos que colocam o aluno como protagonista e o professor como agente participativo, fazendo a coautoria da construção do conhecimento dos alunos da escola de Educação básica. Os modelos, experimentos e as metodologias foram muito diversificados e a própria explicação dos acadêmicos foi permeada pelo conhecimento científico.