O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar que o estudo da Química pode ser atrativo e compensador, além de trazer resultados significativos na aprendizagem dos alunos, ao utilizarmos a teoria e a prática em sala de aula. Este artigo relata a experiência sobre as reflexões iniciais de Licenciandos do 1º período do Curso de Licenciatura acerca do papel desempenhado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na escola-campo Instituto Federal de Alagoas IFAL – Campus Maceió. A metodologia foi conduzida por meio de encontros presenciais ocorridos semanalmente, leituras de textos e artigos, produção de fichamentos, resumos, que serviram como um compilado para a elaboração e a aplicação de um jogo “O Baralho e a Fórmula do Conhecimento”. Este jogo foi aplicado nas turmas 211 – A e 611- A do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, obtendo resultados significativos e promissores. Foi possível perceber o engajamento dos alunos, os quais foram divididos em grupos durante a atividade, evidenciando um maior interesse e participação ativa na dinâmica proposta. Conclui-se que o impacto positivo e a eficácia desse método adaptativo, reforça a importância de abordagens criativa, prazerosa e dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.