A educação por meio do brincar livre é uma abordagem que enfatiza a importância do jogo e da exploração criativa na aprendizagem das crianças. Ela permite que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma natural. Utilizando autores que abordam a criança como sujeito histórico e de direitos, o relato de experiência foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Jacema Rodrigues Prestes, localizada na cidade de Pelotas-RS. Através de uma escuta atenta, e uma pedagogia da infância, voltada para criança como princípio da prática docente, foi utilizado uma abordagem qualitativa, usufruindo de brinquedos não brinquedos que estimulam a imaginação e exploração das crianças. Desta forma, podemos compreender como a brincadeira é a principal força da cultura infantil e como as crianças demonstram a necessidade de movimento como forma de expansão do corpo e de expressão, explorando seu desenvolvimento. Por meio das práticas adotadas, notou-se uma clara melhoria na socialização, inclusão e atividades em grupo entre as crianças, além do entusiasmo e curiosidade em explorar os materiais selecionados para o dia. Nas crianças com diagnóstico de TEA, observam-se avanços nas brincadeiras com seus colegas, busca pela interação e um aumento gradual e significativo do contato físico e afetivo com os demais membros da turma. Por esse motivo, devemos evitar a imposição excessiva de regras e o uso exclusivo de materiais prontos, pois eles contribuem para a falta de experimentação e exploração que são essenciais durante a brincadeira.