Os objetivos deste relato de experiência consistiram em: criar uma sequência didática para a produção/utilização de flashcards sobre as características morfofisiológicas e as principais doenças bacterianas; aplicar a sequência didática produzida do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Belém; verificar se os discentes assimilaram o conteúdo ministrado através da sequência didática produzida. O presente relato foi desenvolvido através da criação de uma sequência didática que consistiu na ministração de uma aula introdutória sobre o assunto e posterior orientação para que os discentes produzissem os flashcards. A eficácia da sequência didática foi avaliada através da aplicação de perguntas sobre o assunto ministrado, que ocorreu após os discentes construírem e compartilharem os flashcards com os colegas de turma. A utilização da sequência didática demonstrou ser uma ferramenta útil para o processo de consolidação e revisão dos conhecimentos estudados, visando fornecer um aprendizado significativo sobre o assunto. Consideramos que alcançamos o objetivo de utilizar uma metodologia ativa ao colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Conclui-se que obtivemos sucesso na aplicação da sequência didática que se demonstrou uma ferramenta eficaz para auxiliar na consolidação e revisão dos conceitos relacionados aos aspectos morfofisiológicos e principais patogenias bacterianas, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. A experiência de planejar e aplicar uma sequência didática trouxe contribuições interessantes para a nossa construção como futuros docentes.