O ensino da Sistemática Vegetal apresenta alguns entraves, entre os quais a falta de materiais didáticos e o desinteresse do estudante pela Botânica, geralmente resultado de um processo de ensino focado na memorização de termos e abordagem puramente descritiva dos grupos vegetais, sem o devido contexto histórico e evolutivo. Utilizar-se de recursos e metodologias ativas de ensino, como a modelagem, podem, em certa medida, contribuir para um ensino mais dinâmico que proporcione interesse, motivação e sobretudo, uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos abordados. Neste sentido, o objetivo do trabalho é relatar o desenvolvimento e a avaliação de uma atividade direcionada ao ensino de Sistemática de Fanerógamas, desenvolvida com acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando a modelagem como ferramenta. A atividade foi aplicada ao longo de nove aulas, sendo proposta a modelagem de flores de nove famílias botânicas sorteadas entre os acadêmicos. O resultado foi bastante promissor, com a participação ativa dos licenciandos, que se mostraram motivados e engajados na atividade. A avaliação, realizada por meio de um formulário eletrônico, destacou que a atividade proposta possibilitou a construção ativa de conhecimentos, despertando o interesse para a adoção dessa estratégia na prática profissional desses licenciandos.