A Lei 13.415 de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, modificou a estrutura do Ensino Médio e retirou a obrigatoriedade da presença da disciplina de Sociologia em todos os anos do ensino médio, ficando sua efetividade e aprofundamento limitados ao itinerário formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Pensando em reduzir os impactos trazidos por estas alterações à efetivação da disciplina de sociologia, propomos um projeto de intervenção curricular, calcado em parâmetros da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que possibilite o aprofundamento significativo da disciplina através de leituras e discussão de textos clássicos da Sociologia brasileira junto aos alunos da instituição escolar, intermediados por graduandos de Sociologia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo consistiu em ampliar a significação da aprendizagem da referida disciplina entre os alunos envolvidos e possibilitar o exercício da autonomia pedagógica entre bolsistas do PIBID e discentes. Inicialmente foi feita pelo professor titular de Sociologia, conjuntamente com os bolsistas, uma curadoria dos textos a serem discutidos, seguida de leitura e produção de slides e, posteriormente apresentados aos alunos da disciplina de forma que permitiram sua participação ativa no processo de aprendizagem dos conceitos e temas trabalhados. Como resultado, identificamos o entusiamo e participação ativa dos estudantes durante a práxis pedagógica, com vistas a uma aprendizagem participativa, significativa e efetiva nas turmas de Sociologia do ensino médio da escola.