O texto possui caráter qualitativo e tem como objetivo refletir e registrar a prática da recomposição de saberes com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE em um contexto pós pandêmico. Foi adotado como instrumento de coleta de dados as observações e os registros feitos no diário de campo. Registrar a prática da recomposição de saberes, diferenciando esta da recuperação e do reforço escolar é algo que se faz necessário. Tendo em vista, os procedimentos utilizados com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de recomposição de conhecimentos que foram prejudicados em função do contexto Pandêmico (2020-2022). Nesta oportunidade, é relevante apresentar as condições e dificuldades que as crianças encontraram para se adaptar ao período de isolamento social e a reverberação desse período no desenvolvimento cognitivo das crianças. Diante dessa realidade, pode-se concluir que a melhor forma de auxiliar as crianças no seu processo de ensino aprendizagem no contexto pós pandêmico é a adoção de práticas de recomposição de saberes. Assim sendo, destaca-se que a pesquisa encontra-se ancorada nos escritos de Abe (2022), Oliveira (2023), Víctora et al. (2000), Vygotsky (1991), Yin (2016) e Sousa (1995), pois tais autores dão suporte teórico e epistemológico às reflexões aqui apresentadas.