Uma pesquisa de campo foi realizada com 12 alunos de 3º ano da EEMTI Arsênio Ferreira Maia, por meio de uma metodologia de ensino de Química que estimulou o protagonismo deles em relação à sua própria aprendizagem. Este trabalho objetiva expor como se deu a utilização de um jogo em formato de Quiz, sintetizado na plataforma Kahoot!, como organizador prévio dos subsunçores desses alunos acerca do conteúdo de Funções Nitrogenadas. As questões do jogo foram elaboradas ponderando os conhecimentos prévios dos estudantes, tendo em vista a compreensão deles sobre as novas informações. Para coletar os dados e, assim, conferir como se deu a disposição dos organizadores prévios dos alunos, além da jogatina em si, foi realizada uma entrevista livre com eles sobre o proveito de jogos na aprendizagem do referido conteúdo. Em sequência, o áudio com a gravação da entrevista foi transcrito, visando a construção de uma análise categorial temática. As unidades de texto do corpus fragmentado foram codificadas e, então, dispostas em duas categorias: uma relacionada ao aprendizado dos participantes e a outra em forma de autoavaliação dos alunos. Ao final do trabalho, foi possível constatar que, apesar de se encontrar muitas pesquisas envolvendo jogos no ensino e na aprendizagem da Química, trabalhos nesse sentido com uso de organizadores prévios são escassos na literatura publicada até o momento.