Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESCOMPLICANDO A MATEMÁTICA COM USO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103870
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 3412
    "titulo" => "DESCOMPLICANDO A MATEMÁTICA COM USO DE JOGOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar a realização de um projeto desenvolvido em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental, em uma disciplina eletiva de matemática. Usando uma abordagem lúdica, para trabalhar o conteúdo com a turma, levando para os alunos como principal ferramenta de auxílio, jogos matemáticos que usam as quatro operações matemáticas, para que os discentes estejam desenvolvendo seu raciocínio lógico. Foram trabalhados o jogo da ASMD e o ZIGUEZAGUE COM NÚMERO, dois jogos de tabuleiro. Este projeto contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a abordagem lúdica, descontraiu a turma para uma aula dinâmica, animada e produtiva. A turma da eletiva era formada por 24 alunos, do 8º e 9º ano, e para a realização da atividade com jogos eles foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. A atividade ocorreu num período de 4 aulas de 50 minutos cada, dividida em 2 dias. É importante ressaltar que o jogo matemático é mais uma ferramenta para auxiliar o professor em sala de aula, pois pode ser utilizado para abordar o conteúdo de modo mais dinâmico.."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3412_TB1413_20112023152857.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIW CHRISTIAN DA SILVA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIW ROSA"
    "autor_email" => "andriw@aluno.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103870
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 3412
    "titulo" => "DESCOMPLICANDO A MATEMÁTICA COM USO DE JOGOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar a realização de um projeto desenvolvido em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental, em uma disciplina eletiva de matemática. Usando uma abordagem lúdica, para trabalhar o conteúdo com a turma, levando para os alunos como principal ferramenta de auxílio, jogos matemáticos que usam as quatro operações matemáticas, para que os discentes estejam desenvolvendo seu raciocínio lógico. Foram trabalhados o jogo da ASMD e o ZIGUEZAGUE COM NÚMERO, dois jogos de tabuleiro. Este projeto contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a abordagem lúdica, descontraiu a turma para uma aula dinâmica, animada e produtiva. A turma da eletiva era formada por 24 alunos, do 8º e 9º ano, e para a realização da atividade com jogos eles foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. A atividade ocorreu num período de 4 aulas de 50 minutos cada, dividida em 2 dias. É importante ressaltar que o jogo matemático é mais uma ferramenta para auxiliar o professor em sala de aula, pois pode ser utilizado para abordar o conteúdo de modo mais dinâmico.."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3412_TB1413_20112023152857.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIW CHRISTIAN DA SILVA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIW ROSA"
    "autor_email" => "andriw@aluno.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar a realização de um projeto desenvolvido em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental, em uma disciplina eletiva de matemática. Usando uma abordagem lúdica, para trabalhar o conteúdo com a turma, levando para os alunos como principal ferramenta de auxílio, jogos matemáticos que usam as quatro operações matemáticas, para que os discentes estejam desenvolvendo seu raciocínio lógico. Foram trabalhados o jogo da ASMD e o ZIGUEZAGUE COM NÚMERO, dois jogos de tabuleiro. Este projeto contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a abordagem lúdica, descontraiu a turma para uma aula dinâmica, animada e produtiva. A turma da eletiva era formada por 24 alunos, do 8º e 9º ano, e para a realização da atividade com jogos eles foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. A atividade ocorreu num período de 4 aulas de 50 minutos cada, dividida em 2 dias. É importante ressaltar que o jogo matemático é mais uma ferramenta para auxiliar o professor em sala de aula, pois pode ser utilizado para abordar o conteúdo de modo mais dinâmico..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.