Trouxemos neste trabalho um relato de experiência reflexiva sobre o processo de início da docência no módulo I do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental em uma escola Estadual no município de Panambi - RS. Essa experiência fez com que percebêssemos a importância do PRP na formação de novos professores, pois proporciona uma oportunidade para que nós, estudantes de licenciatura, vivamos a prática da docência em escolas de Educação Básica e foi através dela que percebemos alguns desafios como, falta de estrutura nas escolas, falta de materiais e muitas vezes desinteresse por parte dos alunos, e por isso temos como objetivo desta escrita, identificar as principais dificuldades e apontar estratégias ao que tange o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências da Natureza. A metodologia que usamos no presente trabalho é de uma pesquisa bibliográfica aliada ao relato de experiência. A adolescência é marcada por desafios relacionados à identidade, relacionamentos interpessoais, pressão social, entre outros fatores, que podem influenciar na motivação e no engajamento dos alunos. Ao final percebemos a importância da colaboração entre professor e aluno, com o apoio das redes de ensino, para superar as dificuldades e promover um aprendizado significativo e transformador.