As diversas variações que nomeiam o significado do esporte estabelece seus benefícios, o contexto de como é praticado faz essa determinação. Uma vez que ser vivenciado na perspectiva de lazer, alto rendimento, saúde ou Educação altera a sua significação, bem como a sua experiência. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar as ações dos pibidianos do subprojeto PIBID Educação Física nos Jogos Internos em uma escola estadual do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN) e destacar as contribuições dessas vivências no processo de formação docente. Diante desse cenário, a competição pedagógica deve ter sua organização diversificada a respeito das atividades, com intuito educativo e metodologicamente planejado na busca pela participação democrática dos educandos. Em síntese, foi possível perceber a importância e os benefícios dos Jogos Internos para os alunos, professores e pibidianos e todos os sujeitos que integram o cenário da instituição. A interação e aproximação foram os pontos fortes do evento, bem como as trocas de conhecimentos e a vivência de novas atividades.