O presente trabalho visa relatar as experiências de bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São apresentadas as reflexões de 3 graduandas do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, que atuam numa escola da rede municipal de Viçosa, Minas Gerais, entre outubro de 2022 até o presente momento, agosto de 2023. O objetivo do programa RP é aproximar a formação teórica das práticas pedagógicas, através de supervisão e orientação dos docentes tanto da instituição federal quanto das escolas, nas atividades práticas, participação da rotina das crianças, o auxílio em sala de aula, como também os planejamentos e desenvolvimento de aulas. Ser residente envolve fazer constantes reflexões, análises e discussões sobre o que foi presenciado na escola, as práticas pedagógicas, os obstáculos encontrados e as conquistas que culminaram no aperfeiçoamento pessoal e profissional dos residentes e demais colaboradores da escola, para além dos alunos, a fim de relacionar teoria e prática na realidade e pensar e desenvolver novas perspectivas e estratégias de ensino.