Neste trabalho trata-se das experiências obtidas com a aplicação de uma avaliação em duas turmas durante o transcurso das atividades do Programa de Residência Pedagógica (CAPES), que implementa projetos institucionais de residência pedagógica nas Instituições de Ensino Superior, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica, no âmbito dos cursos de licenciatura. Neste artigo será relatada a experiência concernente à avaliação de língua espanhola, ocorrida em 25 de agosto de 2023. O referido teste foi aplicado em duas turmas, nas quais compareceram 28 alunos no grupo A e 27 no grupo B. No que diz respeito às políticas avaliativas implementadas na escola objeto da atuação das bolsistas residentes são incluídas as seguintes ferramentas: uma prova; uma “autoavaliação” e a revisão do material copiado no caderno. Observou-se que o desempenho dos estudantes foi de razoável a muito bom, pois a maior parte dos discentes obteve nota entre 3,5 dos 5,0 pontos (nota máxima da prova). Não obstante, isso não é um elemento assertivo de que os estudantes possuam a proficiência necessária, devido ao fato de que o discente com conhecimento mais consolidado acaba alavancando os colegas com mais dificuldades no contato com a língua estrangeira.