O presente trabalho pretende trazer a discussão e aproximação entre antropologia e educação e o impacto da prática antropológica nos processos de ensino aprendizagem por meio da abordagem de Tim Ingold e sua educação da atenção. Um olhar atento, generoso, de cuidado e produção colaborativa e conjunta são formas de se relacionar fundamentais nessa educação em antropologia e na consolidação e produção do conhecimento. Além disso, o artigo pretende demonstrar como na prática, com a presença do Pibid Sociologia/Filosofia na cotidiano escolar de uma escola estadual de Minas Gerais (MG), alunos e alunas do ensino médio, foram estimulados a participar de um evento científico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o VI Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia – voltado ao ensino médio – ENPEFil. O intuito do evento e do projeto na escola foi proporcionar o contato dos discentes do ensino médio com a pesquisa científica e a produção do conhecimento a partir da elaboração de resumos e comunicação oral no evento. A partir dessa relação entre uma educação em antropologia e as relações estabelecidas com as pessoas e não das pessoas, o trabalho pretende demonstrar como esse olhar antropológico têm sido importante subsídio na consolidação da presença dos pibidianos na realidade escolar e das ações e projetos propostos pela equipe.