O presente texto relata as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica-PRP, enquanto formandas do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/ Campus XII, localizada na cidade de Guanambi-BA. O artigo visa refletir sobre as contribuições do referido programa no compartilhamento de saberes teórico-práticos e formação docente, a partir da articulação entre a Universidade e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Primeiramente, o percurso metodológico realizou-se a partir da investigação e de estudos sobre as Pedagogias da Infância; encontros formativos, assim como a participação na EMEI com a carga horária de 20h semanais. Os instrumentos utilizados ao longo desse percurso foi a observação, diário de bordo, fotografias e as narrativas do cotidiano. O suporte teórico fundamenta-se em autores como Larrosa; Madalena Freire, Formosinho e outros. Os resultados dessa experiência reafirmam a potencialidade da articulação Universidade-Escola na formação dos/as participantes ao solidificar os estudos realizados na graduação, como também ao propiciar a construção da identidade profissional e de saberes teórico-práticos. Ademais, as narrativas do cotidiano das crianças, evidencia-se como um dos elementos essenciais para a ação pedagógica. Conclui-se que os estudos acerca da Pedagogia da Infância e da criança destacam-se como fundamentais na atuação de uma EMEI, e as articulações entre Universidade e Escola, residente e preceptor promovem formação, transformação e união de saberes.