O presente texto fará uma breve abordagem na busca da aproximação entre o subprojeto PIBID Artes (UFOP) e o projeto Residência Pedagógica (RP) Artes (UFMG), ambos desenvolvidos entre os anos de 2020 e 2022 no contexto pandêmico, em que as escolas foram substituídas pelos enquadramentos dos lares e o ensino presencial foi, obrigatoriamente, colocado em diferentes plataformas digitais. A ideia aqui é propor olhares analíticos acerca das aproximações conceituais e temáticas estudadas em ambos os projetos PIBID e RP, de ambas as universidades, tendo a subárea Artes como eixo norteador. No caso do PIBID-Artes da UFOP, o caráter virtual envolveu os debates diversos acerca dos conceitos sobre o Ensino de Arte na contemporaneidade, fundamentados pelo levantamento bibliográfico de diversos autores que dissertaram sobre a intersecção entre Arte e Educação. A partir da compreensão de parte dos elementos que constituem a performatividade, pode-se pensar na utilização da linguagem híbrida das Artes Cênicas como possibilidade de ensino na graduação na área da Licenciatura, articuladas através de ferramentas didáticas tais como: leituras, encenações, seminários temáticos, dentre outros, a serem expostos na metodologia. Já o RP Artes da UFMG iniciou suas atividades a partir de dois questionamentos: Como pensar a criação artística a partir das mídias digitais? Como manter a qualidade da formação docente em Artes buscando exclusivamente as Tecnologias Digitais (TDs) para a mediação pedagógica?