Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS DOS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIJUÍ

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1813
    "inscrito_id" => 8127
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DOS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIJUÍ"
    "resumo" => "Este relato de experiência aborda aprendizagens adquiridas em um processo de reformulação curricular de um Curso de Graduação em Educação Física de uma Universidade pertencente ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG. Será apresentado o processo de reformulação que ocorreu no ano de 2021. Esses currículos apresentam habilidades e competências que os acadêmicos necessitam adquirir durante a formação. Com isso, se apresenta a disciplina de Projeto Integrador – PI, o qual atravessa as políticas de curricularização da extensão no Ensino Superior e garante a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem de competências para a sociedade contemporânea. Estas reflexões nos remetem a inquirir sobre a relação entre universidade e comunidade, bem como a tríade ensino, pesquisa e extensão tão presente nos Projetos Integradores desta IES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8127_TB1813_15112023101224.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA RITTER ANTUNES"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabi.25.antunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1813
    "inscrito_id" => 8127
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DOS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIJUÍ"
    "resumo" => "Este relato de experiência aborda aprendizagens adquiridas em um processo de reformulação curricular de um Curso de Graduação em Educação Física de uma Universidade pertencente ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG. Será apresentado o processo de reformulação que ocorreu no ano de 2021. Esses currículos apresentam habilidades e competências que os acadêmicos necessitam adquirir durante a formação. Com isso, se apresenta a disciplina de Projeto Integrador – PI, o qual atravessa as políticas de curricularização da extensão no Ensino Superior e garante a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem de competências para a sociedade contemporânea. Estas reflexões nos remetem a inquirir sobre a relação entre universidade e comunidade, bem como a tríade ensino, pesquisa e extensão tão presente nos Projetos Integradores desta IES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8127_TB1813_15112023101224.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA RITTER ANTUNES"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabi.25.antunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência aborda aprendizagens adquiridas em um processo de reformulação curricular de um Curso de Graduação em Educação Física de uma Universidade pertencente ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG. Será apresentado o processo de reformulação que ocorreu no ano de 2021. Esses currículos apresentam habilidades e competências que os acadêmicos necessitam adquirir durante a formação. Com isso, se apresenta a disciplina de Projeto Integrador – PI, o qual atravessa as políticas de curricularização da extensão no Ensino Superior e garante a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem de competências para a sociedade contemporânea. Estas reflexões nos remetem a inquirir sobre a relação entre universidade e comunidade, bem como a tríade ensino, pesquisa e extensão tão presente nos Projetos Integradores desta IES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.