Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103057
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => "QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1303_TB451_30082023151257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE PAULA LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissaplucas17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103057
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => "QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1303_TB451_30082023151257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE PAULA LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissaplucas17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.