Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas.