Este artigo tem o objetivo de compreender quais os maiores desafios evidenciados durante a experiência no Programa de Residência Pedagógica em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Neste trabalho será discutido acerca do Programa de Residência Pedagógica, que visa desenvolver ações em escolas públicas por graduandos de licenciaturas. É necessário frisar que há diversos desafios vivenciados nas escolas públicas, como uma infraestrutura precária, falta de materiais didáticos, despreparo docente para ministrar aulas, entre outros fatores. Existem também grandes desafios na realização das ações do PRP, uma vez que são muitos os fatores que influenciam nesse processo. Realizamos esta pesquisa de abordagem qualitativa, e de cunho descritivo. A coleta de dados aconteceu a partir de observações, anotações em diário de campo, aplicação de diagnoses e sequências didáticas. Os principais resultados mostraram que a escola pública enfrenta muitos percalços, e que influenciam diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes, colaborando para o analfabetismo dos alunos. Também compreendemos que o Programa de Residência Pedagógica apesar de haver alguns desafios para a realização das ações propostas, é uma política educacional eficiente para a melhoria da formação inicial de professores da educação básica.