A utilização dos recursos didáticos são fundamentais para o ensino aprendizado, o presente trabalho apresenta que os mesmos são essenciais para o professor na sala de aula na tentativa de integrar mais o aluno com a aula, essa pesquisa se justifica a partir que se foi notado a necessidade de trazer uma atividade diferente para os alunos pra que eles participassem mais das aulas e mostrar que se pode aprender de uma forma diferente. A atividade é resultante de uma atividade pedagógica realizado em uma escola da região centro norte de Teresina, desenvolvido pelo programa PIBID de Geografia. A atividade foi planejada e executada, movimentando a escola por inteiro. A Unidade escolar fica na zona Norte, rede pública de Teresina/PI. Foram aplicados questionários e logo após as coletas houve a culminância com apresentação dos resultados. O censo escolar teve como objetivo de analisar dados referentes ao aluno e professor em relação da escola. Assim constatou-se que a utilização de recursos alternativos são uma excelente forma de trazer algo novo para aulas de Geografia, tendo em vista que os resultados foram positivos. A escola participou de forma interativa com o consentimento da gestão escolar. Por fim obteve-se respostas que vão garantir junto a gestão um novo olhar sobre a escola e o aluno.