O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído com o intuito de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de Licenciatura, estimulando-os a atuar ativamente, na prática de ensino, estabelecendo relações entre a teoria e a prática, além de proporcionar uma maior aproximação e fortalecimento do diálogo entre Instituição de Ensino Superior e a escola-campo. O estudo teve como objetivo relatar as experiências de uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Iguaçu, em Nova Iguaçu (RJ), durante sua participação no Programa Residência Pedagógica. A experiência no programa contribuiu para a formação crítica dos alunos, onde a residente pode inserir a interdisciplinaridade e interculturalidade em sala de aula, criando estratégias para alinhar a teoria e a prática de forma a acrescentar novas experiencias a todos que participaram do processo, emergindo nos desafios atrelados a realidade da docência. Os momentos de planejamento são desafiadores e instigantes e proporcionam um aprender significativo que levaremos em nossa trajetória profissional. Reiteramos a importância de haver incentivos educacionais como o PRP, que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático sendo fundamental para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente.