O presente artigo discute acerca dos conhecimentos construídos, através de vivências pedagógicas proporcionadas pelas aulas de campo da disciplina de Geografia através de ações integradas dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), o curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a escola parceira do programa. Elencou-se como tema-foco de análise a prática da aula de campo desenvolvida pelos bolsistas pibidianos e a escola parceira. O objeto de estudo é uma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Estado do Piauí, situada na zona Norte de Teresina. Para fundamentar a pesquisa procedeu-se com a leitura de artigos e livros, que levaram à compreensão de como as aulas de campo são ferramentas didáticas importantes no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. A aula de campo, que ocorre em espaços de ensino não-formais, resulta em um recurso interdisciplinar precioso, isso porque, conecta os conteúdos disciplinares da Geografia (bem como de outras áreas do saber) ao cotidiano dos alunos, despertando uma leitura mais crítica do mundo, e consequentemente uma visão integrada da complexa realidade atual.