O presente relato visa apresentar as experiências vivenciadas enquanto Residentes do curso de licenciatura plena em pedagogia no programa Residência Pedagógica (PRP) subprojeto alfabetização e letramento, que tem como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e assim contribuir com a valorização do magistério, esse programa está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e as escolas municipais do município de Abaetetuba-PA, desta maneira o residência pedagógica fortalece e amplia a relação entre as universidades e as escolas, fazendo essa troca de experiências entre residentes e preceptores, desse modo o objetivo principal desse artigo é socializar como, por meio da ludicidade, vem se construindo o processo de alfabetização e letramento em uma turma do 2º ano em uma escola de ensino fundamental localizada no município de Abaetetuba-PA, por se tratar de um relato de experiência usamos a observação-participante das práticas pedagógicas e lúdicas utilizadas pela professora/preceptora nas aulas de língua portuguesa afim de auxiliar no processo de alfabetização e letramento.