O objetivo do estudo foi investigar os saberes docentes evidenciados por licenciandos em Química da Universidade Federal do Espírito Santo, no âmbito do subprojeto “Química-Alegre” do Programa Residência Pedagógica (PRP). O subprojeto organizou suas atividades a partir da reflexão sobre a realidade escolar, por meio das narrativas autobiográficas (relatos reflexivos), planejamento e execução de intervenções no contexto escolar que, durante 2 módulos da edição, foram remotas, devido à pandemia, enquanto o último módulo foi presencial. As fontes de informações para este estudo foram os 12 relatos reflexivos dos residentes, referentes a feira de Ciências realizada no último módulo em uma escola no município de Guaçuí-ES. Como procedimento de análise de dados, foi realizada a análise de similitude, gerando a Árvore Máxima de Similitude, cujo termo em evidência foi o “não”. Da análise semântica dos relatos, conforme a aparição do termo não, emergiram 4 categorias de análise: Percepções sobre os estudantes do Ensino Fundamental II; Concepções de professor; Itinerário formativo e Relações interpessoais. Os resultados revelaram que os residentes relataram experiências formativas que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente, ressignificação de aspectos relacionados ao saber-fazer docente e identificação de desafios na formação inicial de professores de Química. Sendo assim, conclui-se que o PRP contribui para a melhoria da formação inicial docente, ao estabelecer relação dialógica entre as universidades e as escolas e envolver os licenciandos na aplicação prática e reflexiva dos saberes pedagógicos e do conhecimento no ambiente escolar.