Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105204
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2923
    "inscrito_id" => 9864
    "titulo" => "A DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA"
    "resumo" => "O texto discute a necessidade de incorporar metodologias ativas, especificamente a dramatização, no ensino de física, em contraste com métodos tradicionais. A dramatização é apresentada como uma abordagem inovadora que transforma conceitos complexos em experiências tangíveis para os alunos. O estudo foi realizado em aulas de eletrodinâmica do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública. Os alunos foram divididos em grupos para dramatizar diferentes aspectos da eletricidade, como figuras históricas e componentes de circuitos elétricos. Eles foram avaliados por um júri com base na compreensão do tema e na qualidade da interpretação. O uso da dramatização levou a uma compreensão mais profunda dos conceitos, estimulou reflexões significativas e promoveu a participação ativa dos alunos. A abordagem integrativa de teorias educacionais inovadoras, como o construtivismo social e a visão de Bertolt Brecht sobre o teatro educacional, demonstrou ser eficaz, fornecendo uma aprendizagem interativa e transformadora no ensino da física."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9864_TB2923_09102023221126.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA STEFANNY DA SILVA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LUANA XAVIER"
    "autor_email" => "luana.xavier@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105204
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2923
    "inscrito_id" => 9864
    "titulo" => "A DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA"
    "resumo" => "O texto discute a necessidade de incorporar metodologias ativas, especificamente a dramatização, no ensino de física, em contraste com métodos tradicionais. A dramatização é apresentada como uma abordagem inovadora que transforma conceitos complexos em experiências tangíveis para os alunos. O estudo foi realizado em aulas de eletrodinâmica do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública. Os alunos foram divididos em grupos para dramatizar diferentes aspectos da eletricidade, como figuras históricas e componentes de circuitos elétricos. Eles foram avaliados por um júri com base na compreensão do tema e na qualidade da interpretação. O uso da dramatização levou a uma compreensão mais profunda dos conceitos, estimulou reflexões significativas e promoveu a participação ativa dos alunos. A abordagem integrativa de teorias educacionais inovadoras, como o construtivismo social e a visão de Bertolt Brecht sobre o teatro educacional, demonstrou ser eficaz, fornecendo uma aprendizagem interativa e transformadora no ensino da física."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9864_TB2923_09102023221126.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA STEFANNY DA SILVA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LUANA XAVIER"
    "autor_email" => "luana.xavier@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O texto discute a necessidade de incorporar metodologias ativas, especificamente a dramatização, no ensino de física, em contraste com métodos tradicionais. A dramatização é apresentada como uma abordagem inovadora que transforma conceitos complexos em experiências tangíveis para os alunos. O estudo foi realizado em aulas de eletrodinâmica do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública. Os alunos foram divididos em grupos para dramatizar diferentes aspectos da eletricidade, como figuras históricas e componentes de circuitos elétricos. Eles foram avaliados por um júri com base na compreensão do tema e na qualidade da interpretação. O uso da dramatização levou a uma compreensão mais profunda dos conceitos, estimulou reflexões significativas e promoveu a participação ativa dos alunos. A abordagem integrativa de teorias educacionais inovadoras, como o construtivismo social e a visão de Bertolt Brecht sobre o teatro educacional, demonstrou ser eficaz, fornecendo uma aprendizagem interativa e transformadora no ensino da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.