O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pelo Governo brasileiro por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), tem por intuito a aproximação dos discentes em licenciaturas à atuação presencial. Nesse sentido, este trabalho evidencia a importância das experiências educacionais para o aprimoramento dos aprendizados docentes, proporcionando o desenvolvimento e a preparação para atuação no ensino educacional. Assim, essa relação entre teoria e prática, vivência e experiência no cenário real da educação pública, promove aos discentes maior capacitação, autonomia e reflexão sobre as práticas pedagógicas no contexto de ensino. A metodologia foi organizada segundo pesquisas bibliográficas que abordam pesquisas concernentes ao PIBID de professores como Silva (2016) e Moraes (2019), o processo formativo de saberes docentes em Pimenta (1999), reflexões acerca da situação escolar em Freire (1992), etc. e observacionais juntamente com práticas ocorridas durante nossas atuações na escola. Em linhas finais, observa-se que os métodos de ensino devem ser aprimorados constantemente, a melhoria das didáticas pedagógicas deve estar voltada a necessidade de criar uma sociedade consciente, solidaria e equitativa, estando vinculada à um processo indissociável de continuidade reflexiva e prática dos educadores.