Com a finalidade de elaborar propostas de oficinas para aulas de Língua Materna, este relato de experiência em andamento busca analisar os desafios e possibilidades durante a aplicação de oficinas nas aulas de Língua Portuguesa realizadas no programa de Residência Pedagógica (PRP) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em uma determinada turma de ensino fundamental II. O subprojeto em Letras tem como base a gamificação visando o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, nos guiando para a realização de oficinas lúdicas dentro da sala de aula no intuito de inovar o processo da aquisição do saber e garantir uma aprendizagem de qualidade durante a prática na formação dos discentes. Para este relato buscamos discorrer sobre os fundamentos teóricos metodológicos da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental (BNCC, 2018) e demais abordagens didáticas que servirá para identificação dos saberes específicos. O Relato é de cunho qualitativo pelo fato de os estudos acontecerem em processo, tendo como foco a interpretação dos fatos e acontecimentos supracitados, e não como somente um produto. A realização deu-se de acordo com transposições didáticas aplicadas em sala de aula pelas teorias de Scheneuwly e Dolz (2004) com alunos da educação básica de uma escola de Arapiraca/AL. Portanto, a pesquisa que apresentamos pretende continuar desenvolvendo estratégias para elaboração de oficinas para aulas de Língua Portuguesa.