O artigo aborda a experiência do subprojeto Educação do Campo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal de Santa Catarina, com a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, instituições localizadas em Florianópolis. Pontuamos a concepção de formação docente a partir da Epistemologia da Práxis, numa perspectiva crítico-emancipadora. Descrevemos brevemente a referida escola e contextualizamos o PIBID-Educação do Campo na UFSC, apresentando os vínculos com os pressupostos da Licenciatura em Educação do Campo. Refletimos sobre a relevância da realização do programa tanto no que diz respeito a necessária articulação universidade-escola na formação inicial e continuada de professores, quanto na contribuição específica que a escola tem possibilitado aos bolsistas e demais sujeitos envolvidos. Concluímos afirmando a potencialidade do programa na iniciação à docência e na formação docente, ainda que sua operacionalização burocrática ainda demande integração com as demandas reais do cotidiano escolar.