O presente trabalho constitui um relato de experiência que almeja a exposição das atividades conduzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta exposição se dá mediante a observação das aulas de Educação Física, a intervenção junto a um estudante com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), bem como o desenvolvimento de um recurso adaptado com vistas à promoção das habilidades motoras específicas deste indivíduo. Durante o transcurso deste projeto, procedemos à adaptação das atividades físicas e esportivas, com foco nos fundamentos do voleibol, a fim de atender às necessidades do estudante Pedro (nome fictício). Este ajuste teve como objetivo primordial o aprimoramento de suas habilidades motoras e a facilitação de sua inclusão no contexto das aulas de Educação Física. Adicionalmente, o programa contemplou a concepção de um recurso pedagógico adaptado destinado a fomentar sua coordenação motora, reduzir a fadiga muscular do discente e ampliar sua interação com os colegas. Conquanto as atividades descritas, é possível constatar, a partir deste relato, uma notória evolução no que tange à participação do estudante nas aulas e à sua interação com os demais integrantes da sala de aula.