A robótica vem sendo inserida cada vez mais nas instituições de ensino, proporcionando o desenvolvimento de atividades práticas e impulsionando o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O objetivo geral deste relato de experiência foi refletir sobre a importância da robótica para o desenvolvimento da criança, e destacar como é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento e está vinculado a uma linguagem natural, que proporciona acesso à cultura e a troca de conhecimentos num processo de amadurecimento. Ao desenvolvimento do trabalho encontra-se os seguintes objetivo específicos: Incentivar a valorização da robótica como atividade geradoras de desenvolvimento intelectual, emocional e social e mostra um mundo além do celular para nossos alunos. Conclui- se que a robótica é de suma importância para o desenvolvimento social do indivíduo. E também, percebemos que a construção de robôs tem o poder de transformar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas, além de ser uma ótima fermenta educacional que ajuda o professor aplicar a teoria na pratica. Palavras – chaves: Robótica, educação, ensino, aprendizagem;