O presente trabalho aborda a relevância da educação financeira nas escolas, no qual, a temática é parte integrante de um experimento didático que será realizado pelos residentes do curso de licenciatura em matemática. O tema principal do projeto é “Educação Financeira a partir de diferentes tendências da educação matemática”. Neste contexto, busca-se através desse estudo, analisar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o assunto e como eles lidam com os desafios, observando as dificuldades e o desempenho do tema em questão. Além disso, o estudo tem como propósito explorar conceitos de matemática financeira através da resolução de problemas. Quanto à metodologia da pesquisa, o estudo parte de um experimento didático. É válido mencionar que, embora este trabalho tenha explorado uma parte do experimento, ressalta-se que o referencial teórico desempenha um papel fundamental na construção do sistema didático em andamento. A compreensão teórica está sendo essencial para orientar práticas novas, dinâmicas e efetivas no ensino da matemática. Destaca-se também, a importância do ensino-aprendizagem sobre educação financeira, enfatizando a relevância desse conhecimento em diversos contextos dos alunos. Destaca-se também a importância do uso de recursos tecnológicos adequados e da formação do educador para lidar de forma eficiente com as dificuldades relacionadas ao tema. Portanto, o trabalho busca relacionar a matemática financeira como papel fundamental para a construção do ensino sobre educação financeira, respeitando o ritmo de aprendizagem, por meio de práticas adequadas.