Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ESCOLA DO DESEMPENHO: AVALIAR PARA QUÊ(M)?

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104070
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1645
    "inscrito_id" => 7675
    "titulo" => "A ESCOLA DO DESEMPENHO: AVALIAR PARA QUÊ(M)?"
    "resumo" => "A escola, por ser uma instituição social, atende, em uma sociedade capitalista, via de regra, às conveniências econômicas desse sistema de organização social, sendo as funções sociais da educação alteradas em detrimento deste. Partindo dessa premissa, faz-se, neste trabalho, um recorte a partir da Educação Básica, utilizando-se a minha vivência institucional dos processos educativos, correlacionando-a ao objeto de análise discutido, uma vez que se procura demonstrar como questões que me pareciam individuais – a pressão por performance acadêmica e mecanismos de distinção entre estudantes, baseados na meritocracia e competição – são, na verdade, sistêmicas. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, discute-se, neste trabalho, a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica, pensando a lógica neoliberal. Pretende-se apresentar como essa lógica pode influenciar a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7675_TB1645_23112023141010.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAN FERNANDO DA SILVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "JONATAN F."
    "autor_email" => "jonatansilvareis@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104070
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1645
    "inscrito_id" => 7675
    "titulo" => "A ESCOLA DO DESEMPENHO: AVALIAR PARA QUÊ(M)?"
    "resumo" => "A escola, por ser uma instituição social, atende, em uma sociedade capitalista, via de regra, às conveniências econômicas desse sistema de organização social, sendo as funções sociais da educação alteradas em detrimento deste. Partindo dessa premissa, faz-se, neste trabalho, um recorte a partir da Educação Básica, utilizando-se a minha vivência institucional dos processos educativos, correlacionando-a ao objeto de análise discutido, uma vez que se procura demonstrar como questões que me pareciam individuais – a pressão por performance acadêmica e mecanismos de distinção entre estudantes, baseados na meritocracia e competição – são, na verdade, sistêmicas. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, discute-se, neste trabalho, a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica, pensando a lógica neoliberal. Pretende-se apresentar como essa lógica pode influenciar a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7675_TB1645_23112023141010.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAN FERNANDO DA SILVA REIS"
    "autor_nome_curto" => "JONATAN F."
    "autor_email" => "jonatansilvareis@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A escola, por ser uma instituição social, atende, em uma sociedade capitalista, via de regra, às conveniências econômicas desse sistema de organização social, sendo as funções sociais da educação alteradas em detrimento deste. Partindo dessa premissa, faz-se, neste trabalho, um recorte a partir da Educação Básica, utilizando-se a minha vivência institucional dos processos educativos, correlacionando-a ao objeto de análise discutido, uma vez que se procura demonstrar como questões que me pareciam individuais – a pressão por performance acadêmica e mecanismos de distinção entre estudantes, baseados na meritocracia e competição – são, na verdade, sistêmicas. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, discute-se, neste trabalho, a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica, pensando a lógica neoliberal. Pretende-se apresentar como essa lógica pode influenciar a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.