REIS, Jonatan Fernando Da Silva. A escola do desempenho: avaliar para quê(m)?. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104070>. Acesso em: 22/11/2024 06:33
A escola, por ser uma instituição social, atende, em uma sociedade capitalista, via de regra, às conveniências econômicas desse sistema de organização social, sendo as funções sociais da educação alteradas em detrimento deste. Partindo dessa premissa, faz-se, neste trabalho, um recorte a partir da Educação Básica, utilizando-se a minha vivência institucional dos processos educativos, correlacionando-a ao objeto de análise discutido, uma vez que se procura demonstrar como questões que me pareciam individuais – a pressão por performance acadêmica e mecanismos de distinção entre estudantes, baseados na meritocracia e competição – são, na verdade, sistêmicas. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, discute-se, neste trabalho, a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica, pensando a lógica neoliberal. Pretende-se apresentar como essa lógica pode influenciar a questão do desempenho acadêmico na Educação Básica.