O artigo trata-se de uma discussão sobre a importância do uso e aplicabilidade da técnica Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de geografia, com auxílio de outras estratégias, como a gamificação e sala de aula invertida, relatando assim experiências vivenciadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Padre Diogo Feijó, na cidade de Rio Branco, Acre. Este estudo se fundamentou na caracterização e demonstrabilidade da técnica storytelling como uma metodologia de ensino que apoiou a “construção de saberes e desenvolvimento cognitivo” (SOUZA, 2023, p. 1) dos estudantes do ensino fundamental dos anos finais. O objetivo deste relato de experiência foi demonstrar a importância do uso e aplicabilidade da técnica Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de geografia. O Storytelling não é, de nenhuma maneira, algo recente em seu conceito. Muito pelo contrário, está presente na humanidade quase que simultaneamente ao seu surgimento. Homens das cavernas ao aprimorar a fala já se reuniam em volta de fogueiras para contar histórias enquanto aqueciam-se do frio e protegiam-se dos perigos da noite. O significado do termo Storytelling resume-se ao que o próprio termo em inglês se propõe: Contar histórias. Relatar uma experiência, aproximar o público ouvinte com uma narrativa que os coloca dentro dessa vivência contada, imergindo-os naqueles cenários, naquelas situações, dando assim, vida e cor ao que se quer mostrar. Os resultados da aplicação dessa técnica foram estabelecidos a partir da observação do rendimento escolar das turmas daqueles estudantes onde a técnica Storytelling foi aplicada. Pudemos constatar entre os estudantes um maior interesse durante as regências, além da participação dos mesmos na construção de conhecimentos. Neste ínterim, partindo dos conteúdos ministrados, a práticas narrativas, se mostraram eficazes no processo de ensino aprendizagem.