O presente relato de experiência é situado no contato com a EEEFM Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco, em Belém do Pará, a partir do Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica “Subprojeto – Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”. O texto elucida ações dentro do programa que se baseiam desde formações iniciais ao grupo de residentes e preceptoras até planejamentos de atividades e aplicações de regência em sala de aula. Mais especificamente, o relato aborda as experiências vividas durante os planos executados pela equipe de Residência Pedagógica e, como exemplo primordial deste trabalho, evidencia-se o primeiro projeto criado em conjunto com a coordenação, o grupo de preceptoras e residentes: o “Projeto de Revitalização da Sala de Leitura” da escola-campo, processo relevante na construção do "Ser Educador” e o reconhecimento deste com o seu compromisso social dentro e fora do âmbito de sala de aula. Por fim, serão discutidos os caminhos cujos residentes percorreram para chegar à elaboração de oficinas que tratam do letramento dos estudantes da escola-campo, o que resultou no reconhecimento dos desníveis relacionados aos serviços disponíveis à comunidade escolar e, consequentemente, o déficit de ensino-aprendizagem dentro das escolas públicas.