RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O “SER EDUCADOR” DENTRO E FORA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103253 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 675 "inscrito_id" => 5911 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O “SER EDUCADOR” DENTRO E FORA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente relato de experiência é situado no contato com a EEEFM Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco, em Belém do Pará, a partir do Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica “Subprojeto – Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”. O texto elucida ações dentro do programa que se baseiam desde formações iniciais ao grupo de residentes e preceptoras até planejamentos de atividades e aplicações de regência em sala de aula. Mais especificamente, o relato aborda as experiências vividas durante os planos executados pela equipe de Residência Pedagógica e, como exemplo primordial deste trabalho, evidencia-se o primeiro projeto criado em conjunto com a coordenação, o grupo de preceptoras e residentes: o “Projeto de Revitalização da Sala de Leitura” da escola-campo, processo relevante na construção do "Ser Educador” e o reconhecimento deste com o seu compromisso social dentro e fora do âmbito de sala de aula. Por fim, serão discutidos os caminhos cujos residentes percorreram para chegar à elaboração de oficinas que tratam do letramento dos estudantes da escola-campo, o que resultou no reconhecimento dos desníveis relacionados aos serviços disponíveis à comunidade escolar e, consequentemente, o déficit de ensino-aprendizagem dentro das escolas públicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5911_TB675_30082023232318.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO SANTANA PAES MAGNO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.magno@ilc.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103253 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 675 "inscrito_id" => 5911 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O “SER EDUCADOR” DENTRO E FORA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente relato de experiência é situado no contato com a EEEFM Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco, em Belém do Pará, a partir do Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica “Subprojeto – Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”. O texto elucida ações dentro do programa que se baseiam desde formações iniciais ao grupo de residentes e preceptoras até planejamentos de atividades e aplicações de regência em sala de aula. Mais especificamente, o relato aborda as experiências vividas durante os planos executados pela equipe de Residência Pedagógica e, como exemplo primordial deste trabalho, evidencia-se o primeiro projeto criado em conjunto com a coordenação, o grupo de preceptoras e residentes: o “Projeto de Revitalização da Sala de Leitura” da escola-campo, processo relevante na construção do "Ser Educador” e o reconhecimento deste com o seu compromisso social dentro e fora do âmbito de sala de aula. Por fim, serão discutidos os caminhos cujos residentes percorreram para chegar à elaboração de oficinas que tratam do letramento dos estudantes da escola-campo, o que resultou no reconhecimento dos desníveis relacionados aos serviços disponíveis à comunidade escolar e, consequentemente, o déficit de ensino-aprendizagem dentro das escolas públicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5911_TB675_30082023232318.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO SANTANA PAES MAGNO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.magno@ilc.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }