Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PIBID: A MATERIALIDADE ESCOLAR E SUAS DIMENSÕES FORMATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102660
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PIBID: A MATERIALIDADE ESCOLAR E SUAS DIMENSÕES FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho, fruto da Iniciação Científica, do Grupo de Pesquisa GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico para o PIBID, tendo como ponto basilar os impactos qualitativos na formação de futuros professores, bem como evidenciar as contradições e materialidades da escola, sua organização, dimensão sócio-crítica e amparos da práxis educacional. Assim, considerando os diversos mecanismos de precarização que, historicamente, assola a qualificação inicial docente, criando um cenário de práxis educativa fragmentada e descontextualizada, nasce, em 2007, o PIBID, cujo objetivo central reside na valorização da formação inicial de professores. Destarte, a PHC caminha também na direção do referido Programa, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos com seu método pedagógico, organicamente articulado. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca de seu processo formativo, das implicações didático-metodológicas na própria escola, assim como a materialidade dos recursos disponíveis e uma reflexão mais significativa e consciente sobre a própria realidade. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Gatti (2010, 2014), Gramsci (2022), Paro (2016), Sánchez Gamboa (2012), Saviani (2013, 2018) e Severino (2016), além do uso documental dos relatórios produzidos pelos estudantes do PIBID entre 2018 e 2020 para ilustrar alguns pontos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID666_TB10_25112023222925.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRE Henrique"
    "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102660
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PIBID: A MATERIALIDADE ESCOLAR E SUAS DIMENSÕES FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho, fruto da Iniciação Científica, do Grupo de Pesquisa GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico para o PIBID, tendo como ponto basilar os impactos qualitativos na formação de futuros professores, bem como evidenciar as contradições e materialidades da escola, sua organização, dimensão sócio-crítica e amparos da práxis educacional. Assim, considerando os diversos mecanismos de precarização que, historicamente, assola a qualificação inicial docente, criando um cenário de práxis educativa fragmentada e descontextualizada, nasce, em 2007, o PIBID, cujo objetivo central reside na valorização da formação inicial de professores. Destarte, a PHC caminha também na direção do referido Programa, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos com seu método pedagógico, organicamente articulado. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca de seu processo formativo, das implicações didático-metodológicas na própria escola, assim como a materialidade dos recursos disponíveis e uma reflexão mais significativa e consciente sobre a própria realidade. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Gatti (2010, 2014), Gramsci (2022), Paro (2016), Sánchez Gamboa (2012), Saviani (2013, 2018) e Severino (2016), além do uso documental dos relatórios produzidos pelos estudantes do PIBID entre 2018 e 2020 para ilustrar alguns pontos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID666_TB10_25112023222925.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRE Henrique"
    "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho, fruto da Iniciação Científica, do Grupo de Pesquisa GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico para o PIBID, tendo como ponto basilar os impactos qualitativos na formação de futuros professores, bem como evidenciar as contradições e materialidades da escola, sua organização, dimensão sócio-crítica e amparos da práxis educacional. Assim, considerando os diversos mecanismos de precarização que, historicamente, assola a qualificação inicial docente, criando um cenário de práxis educativa fragmentada e descontextualizada, nasce, em 2007, o PIBID, cujo objetivo central reside na valorização da formação inicial de professores. Destarte, a PHC caminha também na direção do referido Programa, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos com seu método pedagógico, organicamente articulado. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca de seu processo formativo, das implicações didático-metodológicas na própria escola, assim como a materialidade dos recursos disponíveis e uma reflexão mais significativa e consciente sobre a própria realidade. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Gatti (2010, 2014), Gramsci (2022), Paro (2016), Sánchez Gamboa (2012), Saviani (2013, 2018) e Severino (2016), além do uso documental dos relatórios produzidos pelos estudantes do PIBID entre 2018 e 2020 para ilustrar alguns pontos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.