O subprojeto MINHAS MEMÓRIAS, NOSSAS HISTÓRIAS: A VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES LOCAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA integra o projeto de História Local da Residência Pedagógica em História do Centro Universitário Sagrado Coração – Bauru/SP, financiado pela CAPES e orientado pelos professores Lourdes M. G. C. Feitosa e Cesar S. Mesquita. Propõe, a partir da articulação entre as histórias locais e fontes históricas, a construção de memórias dos alunos do 6ºB da escola EMEF Núcleo de Ensino Renovado Lydia Alexandrina Nava Cury, da cidade de Bauru. O trabalho é realizado por meio do uso de entrevistas, periódicos, imagens e registros escritos a fim de discutir a relevância das memórias individuais, portanto, também a de cada estudante, para a compreensão da história local e sua inserção em um contexto mais amplo. Construir junto aos alunos uma reflexão sobre o que é a memória e sua importância, problematizando, de forma pedagógica, os usos ideológicos aos quais as memórias estão expostas, e a violência simbólica presente nisto. Por fim, busca-se elaborar um diário da turma, contendo as experiências e estudos feitos durante os trabalhos.São usados os estudos de Bosi (1987), LeGoff (1990) e Barros (2013) e a respeito da temática do projeto - Célio Losnak, os historiadores Edson Fernandes e Correia das Neves, e seus respectivos livros “Fronteira Infinita: índios, bugreiros, escravos e pioneiros na Bahurú do século XIX” e “História da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil”, para instigar os alunos sobre a história do município e trazer o sentimento de pertencimento.