Muitos são os problemas, à nível social, pedagógico e de infraestrutura, que podem dificultar o processo de Educação Ambiental. Esta foi a realidade encontrada no lócus desta pesquisa. Destacamos principalmente a predominância do ensino decorativo, pelo qual os alunos(as) são meros receptores e reprodutores de conteúdos que não refletiram ou entenderam criticamente. Por isso, o desenvolvimento da pesquisa em relato norteou-se pela seguinte questão problema: como contribuir para a construção do conhecimento crítico – por alunos(as) do 8° ano do Ensino Fundamental – a respeito dos principais problemas ambientais do espaço agrário amazônico? O objetivo se consolidou em possibilitar uma intervenção didática metodológica que fosse ao encontro deste propósito, ao passo que pudesse lançar novos caminhos, refletindo sobre suas limitações e potencialidades, para a prática pedagógica crítica em EA. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa exploratória na E. E. E. F. M. José Elias Emin (Igarapé-Açu – PA), além de ter se realizado levantamento de referencial teórico e planejamento de uma intervenção didática metodológica. A aula, então, foi a culminância do trabalho, a qual possibilitou as observações e experiencias aqui analisadas à luz do conhecimento acadêmico. Como resultado têm-se uma abordagem didática metodológica que se utilizou de questionamentos atrelados à análise de música, em formato de vídeo clipe, e construção de histórias em quadrinhos, pelas quais os(as) alunos(as) demonstraram identificar os principais problemas ambientais do campo e da floresta amazônica.