Com a chegada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas públicas brasileiras, iniciou-se uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, tanto para os pibidianos universitários e, principalmente, para os alunos das escolas públicas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar como o Pibid ressignifica o ensino de Espanhol nas escolas públicas, a partir da perspectiva universitária. Com base em Goettenauer (2005) e Zeulli (2020), refletirei sobre quais aspectos devem ser considerados para ensinar um novo idioma e evidenciarei a importância de reconhecer a escola pública como um espaço legítimo e valioso para a aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente o espanhol. O método de pesquisa é qualitativo e interpretativo; os dados serão coletados a partir da minha observação participativa no processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados são as notas de campo que, posteriormente, se tornarão um diário de pesquisa. A pesquisa ainda está andamento, mas os resultados preliminares mostram que o Pibid é um programa significativo tanto para os professores em formação, pois permite que experenciem o processo de docência antes do fim da graduação, quanto para os estudantes de escolas públicas, pois a aprendizagem de um novo idioma ressignifica a existência desses alunos, oferecendo-lhes uma oportunidade não só de aprendizagem linguística, mas de conhecimento cultural, que muitas vezes lhes são negados pelos lugares onde vivem. Além de trazer autonomia, elevando a autoestima, confiança e servindo como uma ferramenta de destaque no lugar em que estão inseridos.