Apresentamos, neste relato, uma breve explanação acerca da atuação de cinco residentes do Programa de Residência Pedagógica – PRP/UDESC/CAPES (Universidade do Estado de Santa Catarina – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), subprojeto Arte, na escola estadual de ensino fundamental em que a autora atua como professora de artes visuais e preceptora – Escola de Educação Básica Porto do Rio Tavares, em Florianópolis, Santa Catarina. O programa está orientado sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, de autoria do professor Demerval Saviani. O relato está centrado no segundo módulo do edital nº24/2022, que ocorreu entre março e agosto de 2023. Além das cinco propostas desenvolvidas em sala de aula, realizamos um conjunto de saídas de estudos envolvendo também as turmas que não estavam diretamente sob a atuação das licenciandas, no intuito de aproximar as relações estabelecidas entre escola e universidade, bem como com museus e espaços culturais da cidade. Destacamos a ampliação de repertório em arte e em educação de todos os envolvidos neste processo, desde os estudantes da educação básica, até os profissionais da escola e demais instituições participantes, das residentes e da professora preceptora.