O presente artigo trata-se de um relato de três (3) pibidianos da Universidade Estadual de Alagoas, campus II em Santana do Ipanema-AL, participantes do subprojeto de Pedagogia 2022-2023; fomentado pela CAPES; sobre as experiências vivenciadas em uma turma do ensino fundamental de uma rede de ensino municipal do sertão alagoano. O PIBID tem como um dos seus objetivos vincular a teoria e a prática docente, desse modo, elevando a qualidade da formação inicial de licenciandos das universidades públicas, bem como, articulando a educação superior e a educação básica. Objetivos esses tão cruciais para a formação de professores. Vamos enfatizar nossa experiência ainda em percurso com o primeiro contato no “chão escolar” e com o cotidiano da escola proporcionado pelo Programa. O relato tem como natureza a metodologia da pesquisa-ação do PIBID, com desenvolvimento nas ações produzidas e vivenciadas em sala de aula, e está embasado nos referenciais teóricos de COHN (2005); FREIRE (1921-1997), WEFFORT (1996), PIAGET (1998). O texto objetiva relatar uma experiência de fato compartilhável para que seja evidenciado a importância da observação, trazendo um novo olhar para os sujeitos sociais que constituem o ambiente educacional. Portanto, a partir do contato com o cotidiano da escola é possível enxergar a realidade do Ser e do Fazer docente e que a imersão no chão escolar através do PIBID se faz necessário para novos aprendizados tão essenciais para a formação inicial da docência