CARMO, Ana Maria Godoi Do et al.. A andragogia na eja. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104051>. Acesso em: 21/11/2024 13:43
As reflexões derivadas desse trabalho são frutos de uma pesquisa que objetiva investigar as metodologias utilizadas pelos professores aos alunos da EJA, a partir das observações realizadas em uma turma da EJA na disciplina de Física de uma escola pública da cidade de São Borja/RS. A base do material coletado foi proporcionada por meio da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, enquanto componente obrigatório do Curso de Licenciatura em Física do IFFar/Campus São Borja. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa e para os instrumentos de coleta de dados, a observação sistemática e a aplicação de um questionário com os alunos da turma observada. A partir das observações realizadas, delimitou-se como tema do relato a andragogia na EJA. Ao observar o foco metodológico abordado pela docente para aplicar o ensino de Física para os alunos foi possível perceber que é utilizada a teoria para o aluno ter os conhecimentos dos fatos e fenômenos da Física sobre a aprendizagem dos conteúdos. Segundo a docente é dessa forma teórica e contextualizada que os alunos entendem e aprendem, pois antes de aplicar a metodologia de ensino fez um levantamento da realidade dos alunos. Concluiu-se que, ao enfatizar a teoria articulada ao cotidiano, ela se aproxima da andragogia.