A implementação do Novo Ensino Médio traz um novo desafio com relação ao trabalho pedagógico dos professores, em especial de História, que houve a redução considerável da carga horária da disciplina, sendo necessário pensar em outras possibilidades para se trabalhar os conteúdos com as horas remanescentes. Nesse sentido, buscamos relatar a experiência dos residentes na escola Centro de Ensino Santa Teresa, com a disciplina de eletiva de base, que buscou trabalhar com a questão da “maranhensidade” através das lendas que permeiam o cotidiano maranhense, conforme o proposto pelo Documento Curricular Maranhense (DCTMA) para o público da 1ª série do ensino médio. O percurso metodológico pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, sobre a questão da formação de professores e o trabalho com outras linguagens para o ensino de história. Essa proposta de temática resultou um momento significativo para os alunos sobre a importância de compreender a construção do imaginário maranhense a partir dos contos e lendas, estimulando os mesmos a conhecerem um pouco mais sobre as diferentes estórias e mitos que são oriundas da formação histórica e cotidiana da cultura local do Maranhão.