Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DE ITURAMA-MG: CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO NEDUC/SUBPROJETO PIBID QUÍMICA/UFTM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103121
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 6568
    "titulo" => "A FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DE ITURAMA-MG: CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO NEDUC/SUBPROJETO PIBID QUÍMICA/UFTM"
    "resumo" => "O município de Iturama, localizado no Pontal do Triângulo Mineiro, abriga cerca de 40 mil habitantes. Inicialmente focado na pecuária, sua paisagem agrícola foi redefinida nas décadas de 1970 pelas Políticas de Desenvolvimento do Cerrado, substituindo a pecuária pela lavoura canavieira. O parque industrial é composto por médias empresas, incluindo frigorífico, usina de açúcar e álcool, e a hidrelétrica Água Vermelha. A região possui diversas instituições educacionais públicas e privadas, além de escolas de idiomas, dança e mais. Há escolas estaduais e municipais, uma faculdade particular e um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2015. Após mudanças políticas em 2016, o setor educacional enfrentou desafios com reformas no ensino médio e no currículo. Nesse contexto, surgiu o Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEduC) em parceria com escolas públicas, focado na formação de professores e pesquisa educacional. O programa "Comunidades Escolares Aprendentes", com duração de cinco anos, fortaleceu a relação entre a UFTM e escolas estaduais, gerando ambiente propício ao Subprojeto PIBID/Química desde 2018. O NEduC e o Subprojeto Química compartilham compromissos educativos, abordando diversidade, inclusão, educação ambiental e tecnologia. A formação de professores é central, envolvendo bolsistas, voluntários e supervisores, abrangendo tópicos como ensino-aprendizagem, diversidade e práticas pedagógicas. O Núcleo enfatiza parcerias entre educadores, alunos e profissionais administrativos para elevar a qualidade do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica e na formação de professores, buscando aprimorar a sociedade por meio de transformações éticas e conscientes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6568_TB523_30082023184125.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caio_santos_s@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103121
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 6568
    "titulo" => "A FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DE ITURAMA-MG: CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO NEDUC/SUBPROJETO PIBID QUÍMICA/UFTM"
    "resumo" => "O município de Iturama, localizado no Pontal do Triângulo Mineiro, abriga cerca de 40 mil habitantes. Inicialmente focado na pecuária, sua paisagem agrícola foi redefinida nas décadas de 1970 pelas Políticas de Desenvolvimento do Cerrado, substituindo a pecuária pela lavoura canavieira. O parque industrial é composto por médias empresas, incluindo frigorífico, usina de açúcar e álcool, e a hidrelétrica Água Vermelha. A região possui diversas instituições educacionais públicas e privadas, além de escolas de idiomas, dança e mais. Há escolas estaduais e municipais, uma faculdade particular e um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2015. Após mudanças políticas em 2016, o setor educacional enfrentou desafios com reformas no ensino médio e no currículo. Nesse contexto, surgiu o Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEduC) em parceria com escolas públicas, focado na formação de professores e pesquisa educacional. O programa "Comunidades Escolares Aprendentes", com duração de cinco anos, fortaleceu a relação entre a UFTM e escolas estaduais, gerando ambiente propício ao Subprojeto PIBID/Química desde 2018. O NEduC e o Subprojeto Química compartilham compromissos educativos, abordando diversidade, inclusão, educação ambiental e tecnologia. A formação de professores é central, envolvendo bolsistas, voluntários e supervisores, abrangendo tópicos como ensino-aprendizagem, diversidade e práticas pedagógicas. O Núcleo enfatiza parcerias entre educadores, alunos e profissionais administrativos para elevar a qualidade do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica e na formação de professores, buscando aprimorar a sociedade por meio de transformações éticas e conscientes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6568_TB523_30082023184125.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "caio_santos_s@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O município de Iturama, localizado no Pontal do Triângulo Mineiro, abriga cerca de 40 mil habitantes. Inicialmente focado na pecuária, sua paisagem agrícola foi redefinida nas décadas de 1970 pelas Políticas de Desenvolvimento do Cerrado, substituindo a pecuária pela lavoura canavieira. O parque industrial é composto por médias empresas, incluindo frigorífico, usina de açúcar e álcool, e a hidrelétrica Água Vermelha. A região possui diversas instituições educacionais públicas e privadas, além de escolas de idiomas, dança e mais. Há escolas estaduais e municipais, uma faculdade particular e um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2015. Após mudanças políticas em 2016, o setor educacional enfrentou desafios com reformas no ensino médio e no currículo. Nesse contexto, surgiu o Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEduC) em parceria com escolas públicas, focado na formação de professores e pesquisa educacional. O programa "Comunidades Escolares Aprendentes", com duração de cinco anos, fortaleceu a relação entre a UFTM e escolas estaduais, gerando ambiente propício ao Subprojeto PIBID/Química desde 2018. O NEduC e o Subprojeto Química compartilham compromissos educativos, abordando diversidade, inclusão, educação ambiental e tecnologia. A formação de professores é central, envolvendo bolsistas, voluntários e supervisores, abrangendo tópicos como ensino-aprendizagem, diversidade e práticas pedagógicas. O Núcleo enfatiza parcerias entre educadores, alunos e profissionais administrativos para elevar a qualidade do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica e na formação de professores, buscando aprimorar a sociedade por meio de transformações éticas e conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.