Com a Revolução Industrial no século XVIII na esfera global foi moldada nos setores da economia, da sociedade e do Meio Ambiente. Nesse sentido, após este fato, destaca-se o aumento do consumo dos recursos naturais implantados pelo sistema capitalista, que por sua vez, contribuiu para que as questões ambientais se tornassem uma problemática. Desse modo, as questões que nos diz respeito acerca da destinação de resíduos sólidos também se tornaram uma preocupação pós-produção industrial. Dessa maneira, ao introduzir a Educação Ambiental como tema transversal dentro da Geografia. O objetivo deste projeto é buscar conscientizar e sensibilizar os alunos da E.M.E.F. Prof.ª Odete Barbosa Marvão, acerca da importância da preservação ambiental e na destinação adequada de resíduos sólidos. Em suma, o projeto da Residência Pedagógica de Geografia implantou intervenções na escola tendo participação das turmas do e 6º e 7º ano do ensino fundamental, onde estes tiveram aulas sobre a temática ambiental e qual é a importância da destinação correta dos resíduos sólidos, após isso, ajudaram na criação das lixeiras seletivas para a escola, onde esses resíduos serão recolhidos pelo Movimento da Moeda Verde (MMV), que fazem a coleta e destinação final desses resíduos. A análise revela que a intervenção alcançou seus objetivos de forma satisfatória, após o comprometimento dos alunos nessa ação para a preservação ambiental. Ao trabalhar a Educação Ambiental e a coleta seletiva, a escola tem como papel fundamental formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, preparando-os para serem agentes de mudanças no meio social e ambiental.