Este trabalho é um relato de experiência de ensino de leitura do texto literário,cujo objeto são as obras Dom Casmurro (2019), de Machado de Assis, e Crime e Castigo (2022), de Fiódor Dostoiévski, com o objetivo geral de promover o conhecimento e o gosto pelos clássicos da literatura no espaço escolar. A atividade foi ministrada para alunos do 3º ano do Ensino Médio e teve como objetivos específicos promover a percepção dos aspectos formais das obras e provocar discussões sobre os temas estilo de época Realismo, moralidade e psicologia dos personagens. O nosso aporte teórico foram os autores COSSON (2014), CALVINO (1993), TODOROV (2010). O relato destaca a leitura guiada como uma ferramenta no ensino e aprendizagem da leitura dos clássicos da literatura, método que possibilitou aos alunos o envolvimento ativo na construção de significados fomentados pelas obras. A metodologia usada no projeto se baseou no Círculo de Leitura e Letramento Literário de Rildo Cosson, que busca desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos em relação à literatura.