O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula.