Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BASTÃO DA FALA: O USO DO LIVRO ‘’VALORES PARA CONVIVER BEM NO MUNDINHO’’ NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103333
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 767
    "inscrito_id" => 2958
    "titulo" => "BASTÃO DA FALA: O USO DO LIVRO ‘’VALORES PARA CONVIVER BEM NO MUNDINHO’’ NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "De acordo com os estudos de Matthew Lipman (1990), ensinar filosofia desde a infância tem um papel fundamental na formação do estudante como ser social, pois, enquanto utiliza suas habilidades para formar pensamentos, também desenvolve habilidades socioemocionais, como respeito, empatia, paciência, dentre outras essenciais para convivência. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica junto a crianças da Educação Infantil, no município de Vila Velha. A ação se efetivou a partir de uma demanda observada em sala de aula por se trabalhar Valores com as crianças de uma turma do Infantil 5. O segundo passo foi a produção de uma sequência didática, com o uso do livro “Valores para conviver bem no mundinho”, de Ingrid Bellinghausen (2020), com o objetivo de promover o respeito entre os colegas e construir um Bastão da Fala para as crianças utilizarem no dia a dia escolar. A partir da experiência foi possível avaliar resultados satisfatórios nas aulas posteriores em que as crianças estavam participativas e também respeitando o tempo de fala dos colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2958_TB767_19112023131521.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA VENTURINI LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiaventurinilacerda31@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103333
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 767
    "inscrito_id" => 2958
    "titulo" => "BASTÃO DA FALA: O USO DO LIVRO ‘’VALORES PARA CONVIVER BEM NO MUNDINHO’’ NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "De acordo com os estudos de Matthew Lipman (1990), ensinar filosofia desde a infância tem um papel fundamental na formação do estudante como ser social, pois, enquanto utiliza suas habilidades para formar pensamentos, também desenvolve habilidades socioemocionais, como respeito, empatia, paciência, dentre outras essenciais para convivência. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica junto a crianças da Educação Infantil, no município de Vila Velha. A ação se efetivou a partir de uma demanda observada em sala de aula por se trabalhar Valores com as crianças de uma turma do Infantil 5. O segundo passo foi a produção de uma sequência didática, com o uso do livro “Valores para conviver bem no mundinho”, de Ingrid Bellinghausen (2020), com o objetivo de promover o respeito entre os colegas e construir um Bastão da Fala para as crianças utilizarem no dia a dia escolar. A partir da experiência foi possível avaliar resultados satisfatórios nas aulas posteriores em que as crianças estavam participativas e também respeitando o tempo de fala dos colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2958_TB767_19112023131521.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA VENTURINI LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiaventurinilacerda31@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

De acordo com os estudos de Matthew Lipman (1990), ensinar filosofia desde a infância tem um papel fundamental na formação do estudante como ser social, pois, enquanto utiliza suas habilidades para formar pensamentos, também desenvolve habilidades socioemocionais, como respeito, empatia, paciência, dentre outras essenciais para convivência. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica junto a crianças da Educação Infantil, no município de Vila Velha. A ação se efetivou a partir de uma demanda observada em sala de aula por se trabalhar Valores com as crianças de uma turma do Infantil 5. O segundo passo foi a produção de uma sequência didática, com o uso do livro “Valores para conviver bem no mundinho”, de Ingrid Bellinghausen (2020), com o objetivo de promover o respeito entre os colegas e construir um Bastão da Fala para as crianças utilizarem no dia a dia escolar. A partir da experiência foi possível avaliar resultados satisfatórios nas aulas posteriores em que as crianças estavam participativas e também respeitando o tempo de fala dos colegas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.